Por que “Leitura em ‘z’ ” ?


A forma mais utilizada para especificar a posição de um objeto no espaço é o sistema de coordenadas cartesianas, que o referencia relativamente a um ponto-origem (0,0) que é a intersecção de dois eixos perpendiculares chamados de  “x” e “y”, onde o primeiro representa a dimensão “largura” e o segundo a dimensão “altura” formando assim uma idéia “plana” ou bidimensional.
.
Traçando um paralelo com o processo de cognição, podemos abstrair que a percepção de uma idéia (ou sua “leitura”, no sentido de entendimento), também se faz dimensionalmente.
.
Pode-se captar a "latitude" e a "longitude" de um conceito mental abstrato ou de um fenômeno concreto e isso já será suficiente para uma noção média, assim como o desenho plano de uma garrafa já basta para remeter à idéia de uma garrafa real.

Porém uma concepção mais completa se dará quando também se vislumbra a outra dimensão do objeto: a “profundidade”, representada pelo eixo “z”.
.
O eixo “z” confere tridimensionalidade à representação do objeto. O plano "x,y" é bidimensional, mas os objetos reais são tridimensionais. Assim, uma representação tridimensional é a mais fiel.
.
A sociedade e a cultura dela advinda tem valores que podem ser analisados da mesma maneira : bidimensionalmente ou tridimensionalmente.

A busca da terceira dimensão pretende entender a "profundidade"  dos fenômenos sociais e culturais e este terceiro eixo não pode ser outro que não a ESPIRITUALIDADE, a dimensão transcendental/ metafísica que existe em todo e qualquer fenômeno de origem humana. 
.

Buscar o metafísico além da obviedade do plano. Tentar ver a realidade por trás do véu da materialidade.

O escritor secular Hilaire Belloc (1870-1953), disse que “Em última análise, toda questão é teológica”. Concordo plenamente. É ilusório entender os fenômenos do nosso dia-a-dia como isolados de questões transcendentais, assim como é inadmissível ao cristão querer separar o "mundo espiritual" do "mundo real" (isso é paganismo grego clássico).
.
Tudo, absolutamente tudo, revela nossa posição com relação ao Criador.
.
O visível é sempre reflexo do invisível e ambos são reais.


Busquemos então a leitura em "z", pois o ser humano é regido por suas escolhas espirituais, ativas ou passivas; e neste contexto NÃO HÁ NEUTRALIDADE.

[FRL, março de 2010]


PS : o sentido de "leitura em z" como aquela leitura em que somente a introdução e a conclusão são lidas integralmente, e o conteúdo é lido "em diagonal" , não interessa. Contrariamente, ler em "z" é ler em profundidade. Pense 3D!

Nenhum comentário:

Postar um comentário