> Luiz Fernando Veríssimo: a melancolia de um ateu irônico

Será que LFV está se tornando um ateu militante ? 

Aprendi a gostar de ler com cronistas como Rubem Braga, Fernando Sabino, Otto Lara Resende e Carlos Drummond de Andrade. Os textos curtos, enfocando o lado pitoresco do dia-a-dia, sempre me fascinaram e me fizeram apreciar o hábito da leitura.

Conheci as crônicas de Luiz Fernando Veríssimo mais tarde, até porque seus temas sempre orbitaram o mundo adulto: a vida doméstica, os relacionamentos e a política. Tudo tratado com um humor ácido e ironia fina, mas também com uma indisfarçável amargura e um onipresente pessimismo fundamental. 

O próprio Veríssimo já disse que o humorista é um "decepcionado", mas eu diria que é um decepcionado que não têm lá muitas pretensões. O humorista quer fazer graça e assistir de longe, como um tio resmungão que reclama do almoço.

Eventualmente me deparo com algum escrito de LFV num jornal ou mesmo na internet e... Puxa, parece que está em curso um processo de rabugice... Além do pessimismo travestido de ironia fina, ele se afunda  no ateísmo militante, abandonando a discrição de outrora.  Parece que o circunspecto escritor agora aponta seu arsenal metafórico contra a crença em Deus, tal qual um Woody Allen brasileiro. Aliás, quanto ao ateu norte-americano, até entendo que não se poderia esperar outra coisa de alguém que traiu a esposa com a própria filha adotiva e não viu nada de errado nisso - (queriam o quê? Profundidade espiritual para gerar culpa?).

Mas quanto à descrença de LFV ou mesmo de outros escritores/ficcionistas/ateus/, como o famigerado português José Saramago, creio que é fruto de uma voluntária e contínua apatia espiritual. Que não culpem a "lógica racional" por suas crenças (ou falta delas ); LFV, como bom literato e pensador, sabe que não há, pela limitada lógica humana, razão palpável nem para crer e nem para descrer em Deus.

O que há , é certo , é o testemunho irrefutável da criação, numa Revelação Geral (1) inconteste. Esta sim é visível, palpável e sensível; e o ateísmo não oferece explicação melhor do que uma fantástica “geração espontânea”: o nada gerando o tudo. O que é tecnicamente algo sobrenatural. Já a fé cristã oferece como explicação (também sobrenatural para nossos padrões), um Fantástico Criador Amoroso. É d'Ele que LFV foge.

LFV, até o momento, optou em crer na geração espontânea e no acaso da existência, e a amargura desta escolha e de suas consequências têm contaminado seus textos  numa escala melancólica.

Continuo gostando de LFV, seus recursos e seu estilo. Mas lamento por  sua triste visão da existência. Entendo que a decepção com o mundo é algo positivo para quem busca a Verdade com “V” maiúsculo. Não há como ser amigo do mundo e amigo de Deus (Tiago 4:4). A decepção tem que ser ponto de partida de uma busca, não de chegada. 

Espero sinceramente que LFV tenha tempo e humildade suficientes para lançar-se nesta busca, pois ele me parece agora inimigo tanto do mundo quando de Deus. Que para essa busca ele renuncie à apatia e ao conformismo espirituais, disfarçados de racionalismo e mordacidade. Chega de nadar no raso (apesar de, como ele mesmo diz "os peixes serem gordos").

Levante-se Veríssimo !

“Desperta, ó tu que dormes, levanta-te de entre os mortos, e Cristo te iluminará.” (Efésios 5.14)


[F.R.Luz]
------------

(1) Revelação geral é a expressão da teologia cristã utilizada para designar a revelação de Deus a toda a humanidade através, especialmente, da obra da criação. Contrasta com a revelação especial, que se trata de Jesus Cristo e, em segundo nível, da Bíblia. [Wikipedia]

------------

(10 comentários "transplantados")


Marcello de Oliveira disse...
Shalom!
Uma alegria conhecer seu ótimo blog. O Eterno resplandeça o rosto Dele sobre ti!
Medite em Colossenses 2.3
Nele, Pr Marcello
Visite: http://davarelohim.blogspot.com/
e veja o texto: Paulo, um pregador extraordinário
P.s>>> Caso vc se identifique com o blog, torne um seguidor. Será uma honra!
Grato
15 de maio de 2010 16:08

Marcio Scheibel disse...
Não há razão lógica para descrer em Deus? Parece-me que falta a você ler muito ainda amigo. Comece inclusive lendo a Bíblia, aquele livro de ficção de contos sanguinolentos, preconceito e ignorância generalizadas. Depois leia sobre todas as religiões, inclusive a tragédia que a criação do monoteísmo e intolerância religiosa fez com a humanidade. Quanto a ser inimigo de deus? é como ser inimigo de Sauron, do senhor dos aneis, ou inimigo do coringa... são criaturas de ficção, deus cristão é uma figura que só continua a ser cultuada da forma errada por uma lavagem cerebral q data de séculos!!! Era pra ser outro personagem legal de um livro q pra época era razoaavelmente interessante... livros de contos são sempre interessantes, nem que seja pelo valor historico. E por favor, só não saia na rua num sábado matando todos que vc por acaso ver trabalhando, como "manda" o deus cristão no livro... Ah! recomendo que assista também ao filme ÁGORA, deve estar chegando ao Brasil em breve, gostaria de ter sua opinião a respeito, apesar de vc parecer um caso perdido... ;)
abraço


18 de maio de 2010 07:17
F.R. Luz disse...
Marcio Scheibel:
Obrigado pela visita.
Discordo de quase tudo o que você disse, mas respeito e entendo seu modo de pensar.
Deus é real para mim, e pode ser para você também, desde que você desça do ilusório pedestal da suficiência em que se encontra.
Acho até que vc tem mais fé no sobrenatural do que eu (afinal, a geração espontânea ainda carece de uma explicação, não é mesmo ?).
Quanto à sugestão de "ler", eu agradeço e a acato com bom gosto. Aliás, nada melhor do que uma fé esclarecida. Eu preciso mesmo me organizar para conseguir ler mais (tenho uma fila de uns 7 livros à espera).
Mas já estudei a Bíblia o suficiente para entender que não existe nenhum mandamento cristão para "matar". A lei antiga, do Velho Testamento, foi totalmente eliminada com a morte e ressurreição de Jesus Cristo. Está lá escrito.
Um cristão "fundamentalista" autêntico só vai pregar o Evangelho e viver conforme os preceitos cristãos. Nada de violência, amigo. Isso porque o cristianismo autêntico não se impõe, porque é de sua essência a LIBERDADE.
O contexto do Velho Testamento era radicalmente outro e tudo faz sentido.
Mas, tudo bem, aprendi que não é pela razão que se chega às verdades fundamentais.
É mediante um salto no abismo chamado FÉ.
Repito: pode ter certeza de que tudo faz sentido.
Mas, vamos raciocinar: como vc quer buscar a Verdade ( e eu acho que vc quer, senão não estaria lendo coisas como essa), se está avesso às possibilidades ?
Vc está parecendo alguém com uma fé irredutível .
Embora vc negue atualmente a existência da vida espiritual, vc considera a possibilidade de estar errado ?
Abraços.


18 de maio de 2010 13:16
Marcio Scheibel disse...
Eu adoraria estar errado. Quem não gostaria de nunca morrer? De ter um espírito? Por isso inventamos todas essas bobagens, pq não nos conformamos com a morte, e por sermos tão limitados e compreendermos tão pouco o mundo a nossa volta. Um sábio, acho que Platão, falou há muito tempo atrás, sobre um epilético (a epilepsia era considerada uma coisa divina ou diabolica): "-Se tudo que não compreendermos dissermos que é divino, não haverá fim para as coisas divinas". Entende? Hoje não tem nada de divino na epilepsia concorda? Nossa ARROGÂNCIA é a unica coisa que nos leva ao absurdo de achar que existe um ser superior, que nos criou à sua imagem e semelhança (nossa, põe arrogÂncia nisso) e que nunca morreremos, iremos para o "céu". Só nós ainda. A ÚNICA criatura capaz disso. Os cachorros, baleias, pulgas, e mosquitos não vão apra o céu. Só o homem vai para o céu. Claro, foi ele quem criou deus, entao ele favorece a ele mesmo. Mata todos os outros animais mas merece viver para sempre... eita animalzinho arrogante esse bicho homem.
Eu acho que bilhões de anos de quimica fervescente poderiam sim, gerar alguma coisa diferente, mas concordo q ainda falta muito pra explicar isso, e nao temos bilhoes de anos de pesquisas para ver se daria certo. A idéia de a vida vir de outro planeta explica tudo sobre a terra e nada sobre a origem da vida, é a famosa teoria da "batata-quente", passei o problema para outro planeta.
Falando em "batata-quente", deus faz a mesma coisa tb, criamos alguem mais poderoso para nos explicar... e quem criou esse alguem mais poderoso? sera q deus fica la no seu canto tentando entender? deus: - "da onde será q eu vim? quem me criou? deve haver alguem superior q me criou..." :D
Sem falar q esse deus pra onipotente falta um cérebro não? ele criou um monte de leis no primeiro testamento e mudou tudo no novo? é nisso q vc acredita? (outras pessoas de fé já me disseram o contrário, e dizem q jesus diz algo diferente, mas normalmente as pessoas de fe nao leram diretamente a biblia)
Me parece bem falha essa criatura q muda de ideia em poucos seculos. E q falou tanta bobagem e tanta mentira em seus livros sagrados. E que criou criaturas carnivoras (inclusive nós) e proclamou uma lei -NÃO MATARÁS????? Pra ignorância da época em q o livro foi escrito, até se entende tantos erros, mas pra um carinha onipotente???? daí não faz sentido nenhum, concorda?

20 de maio de 2010 08:15
F.R. Luz disse...
Boa tarde Marcio.
As questões que vc levanta são complexas .
Mergulhar raso não é com você mesmo - pelo menos em alguma coisa nos parecemos.
Reconheço que a espiritualidade do modo que vc a concebe é mesmo de frágeis alicerces. Mas entendo que não é tão simples.
Buscar com nossa lógica o porquê de coisas que não alcançamos a dimensão certamente pode resultar em aberrações. O deus-trovão, o deus da colheita, o deus da fertilidade, a comunicação com mortos... Tudo isso daria um sentido “artificial” à existência e às agruras da sobrevivência.
Mas, sejamos realistas: a humanidade já abandonou tantas práticas que se mostraram meros artifícios de sobrevivência, mas a questão da espiritualidade não dá mostras de fraqueza até nossos dias. Pelo contrário: a cada dia surgem novos e estranhos enfoques espirituais .
Claro que podemos creditar à preguiça e à conveniência o fato de muitos dizerem-se religiosos, mas e todo o resto ? Seriam todos ignorantes medrosos ? A maioria das pessoas crê que há uma realidade espiritual intangível e isso é um fato incontestável.
Se um fenômeno que é permanente na caminhada humana não quer dizer algo... então a ciência terá que rever muitos conceitos...
Não procede a tese da "bóia do desespero", pois se vc for numa igreja cristã, vc vai ver que há pobres, ricos, analfabetos , doutores... A tese da “bóia de salvação” não resiste aos casos concretos.
Bom, esse meu argumento por si só não “prova” nada, mas se a espiritualidade fosse um mero artifício da imaginação em prol da sobrevivência, será que o mundo já não teria abandonado totalmente esta idéia (ou pelo menos o mundo dito “civilizado”?). Tivemos muito tempo para isso.
Será que só o "medo da morte" faz com que missionários como Livingstone abdiquem de uma confortável vida na Europa para se embrenhar na selva africana ? Seriam pessoas como ele, estudadas e lúcidas, apenas medrosos de um deus malvado ? Acho que não.
Se vc estudar a vida dos grandes missionários, verá que eles dedicaram a vida a uma causa desconfortável e perigosa. Mas viveram felizes e morreram em paz.
Não se pode dizer o mesmo de alguns baluartes do pensamento humanista. Nietzshe, Freud, Hummes, Locke levaram vidas atormentadas e suas idéias só reproduzem uma dança em torno do vazio. Cheios de perguntas sem resposta. Não servem como guias de ninguém que busque a Verdade.
Já li que a conclusão filosófica sobre o sentido da vida é este: REPRODUÇÃO. Isso mesmo. Os doutos filósofos humanistas, após debruçarem-se sobre as obras de seus mestres, chegaram à conclusão que o sentido da vida humana é..... Gerar outra vida humana.
Serve para você ?
Isso nos causa inquietação. Se o sentido da vida é só reproduzir-se, algo não fecha nesta conta. ? Se eu não estou apto à reprodução e à manutenção da prole, devo então morrer ? Ou melhor: ser morto ? É como dizer que um carro só existe para queimar combustível.
A resposta filosófica não explica muitas coisas... por exemplo: por que temos códigos morais “de nascença” ? Porque nos inquietamos com a segura estagnação ? Por que temos sede de conhecimento que nada tem a ver com a sobrevivência ? Por que achamos errado matar? Acho que a resposta filosófica não serve para ninguém, mas é aceita por alguns por absoluta falta de opção. Ou eles crêem nisso ou na transcendentalidade da vida, o que para eles é fora de questão, pois forçaria uma nova postura diante da existência.
Vc diz que os crentes crêem porque “precisam”. Eu acho exatamente o contrário: os descrentes “precisam” descrer e a busca por motivos para “justificar” a descrença não é lá muito racional não... Há muitas concessões ao improvável, mais até que os crentes...
Na verdade somos mais do que animais pensantes porque temos o “gene de Deus” que nos inquieta.
A Bíblia diz que o homem é uma criatura composta do “pó da terra” (os mesmos elementos químicos da terra estão presentes na composição do corpo humano), mas que também tem um “espírito” que lhe vivifica de modo diferente, a ponto de ser o dominante sobre todas as outras formas de vida e inteligente a ponto de questionar a própria existência.
A cultura mundana tem a vida como centro e o fato de constar na Bíblia coisas como a morte de pessoas por ordem e consentimento de Deus causa escândalo.
Mas entendemos que Deus é o dono da vida, e como Ele a dá sem nós sabermos como, Ele a tira de acordo com Seus propósitos. Não compreendemos isso direito, pois nosso padrão é “ a vida na terra é boa, logo qualquer coisa que não seja conforto e vida boa é ruim”. Só que a realidade de Deus é para nós incompreensível. Estamos falando de Vida Plena e não desse intervalo da eternidade que passamos neste mundo. Por fé, que é justamente admitir algo que a nossa percepção não capta.
Sobre a Bíblia, poderíamos falar por semanas, mas eu lembro que a tese de ela ser um livro fantasioso não prospera quando consideramos o seguinte:
SE eu fosse alguém encarregado de elaborar uma religião para manter um povo sob o domínio de uma ilusão, eu não faria nada parecido com a Bíblia.
A Bíblia mostra homens falhos que erraram feio (Davi, Salomão, Jonas etc) ; mostra situações de desgraça e punições; não esconde tragédias nem erros; mostra mensagens enigmáticas, com símbolos (Apocalipse); faz profecias ( o que é muito perigoso, pois se elas não se cumprissem, a farsa cairia) e etc...
Um bom livro de religião falsa seria aquele que nos retirasse qualquer responsabilidade por nossos erros; relativizando nossas atitudes; que nos prometesse infinitas chances de aprimoramento (com reencarnações, por exemplo) ; que exaltasse a natureza humana como perfeita...
SE eu fosse encarregado de fazer uma religião para distrair as pessoas, eu a basearia num livro “redondo”, cheio de histórias de pessoas perfeitas (que seriam os iluminados guias); criaria modelos inatingíveis de perfeição, mas com mandamentos leves e obrigações rituais simples; amenidades e promessas alegóricas ( como um céu com 70 virgens e rios de leite e mel, por exemplo); sem profecias, só generalidades...
Mas a Bíblia não faz isso. A mensagem dela é dura e até desconfortável: esta vida é um rascunho da vida real, pois a humanidade voluntariamente entrou em desarmonia com a Criação. Esta desarmonia causa destruição de todo o sistema e a morte, mas o Criador oferece UMA oportunidade de re-ligação com nossa essência perfeita: o amor de Jesus Cristo; somos miseráveis por estarmos em desarmonia com a força Criadora. Essa não é uma mensagem simpática para quem tem o hedonismo como meta, mas é uma mensagem que nos reconcilia com nossa verdadeira essência. É o sentido da vida.
Complexo ? Sim. Incompreensível? Sim. Mas VERDADEIRO para quem decide reconhecer que não merece mesmo nada mais do que alguns anos rastejando nesta terra e ACEITA como presente não merecido a reconciliação por Jesus Cristo (aquele que mudou a História em apenas três anos)
Como eu vou te “provar” que isso é verdadeiro ? Não tenho como, até porque Deus nunca quis que a humanidade cresse pela observação do óbvio (aí a crença seria por medo, e não por amor).
O que eu posso te dizer (eu e milhões de pessoas em todo o mundo), é que a partir do momento em que vc toma a decisão de CRER em Jesus Cristo como o ÚNICO meio de te tirar da lama do mundo e entrega a Ele os rumos de sua vida, a presença d’Ele se torna REAL e vc, aí sim, vai sentir a realidade espiritual.
O cristianismo não é nada confortável. Temos que abdicar do que nossa natureza humana mais preza: nossa suficiência.
A diferença entre o cristianismo e os outros sistemas religiosos é essencialmente esta: enquanto nas outras religiões tem-se o homem buscando a Deus, no cristianismo é Deus que busca o homem (T. Arnold).
Como vc pode ver, tudo depende da vontade de conhecer Deus. Quem não quer, não acha. Mas quem quer de todo o coração ACHA, ou melhor; ELE o acha.
E isso é uma decisão pessoal e intransferível.
Mas a razão NÃO afasta Deus, e toda verdade é verdade de Deus.
Um abraço.
Podemos continuar a conversa.

20 de maio de 2010 08:19
Marcio Scheibel disse...


Tinha escrito um post gigantesco aqui, infelizmente deu erro e desapareceu do histórico :(
estou com preguiça de escrever tudo de novo, com as frases citadas e tudo, entao só jogando as idéias (vai ficar bem raso):
Toda maioria é burra.
Na hora q vc diz q tivemos tempo para largar as superstições religiosas, só tenho a dizer que desde o século III, IV, homens seguindo a biblia iniciaram uma dominação do mundo ocidental e queimaram LIVROS e PESSOAS que ousavam tentar pensar, ou discordar dessas mesmas superstições, tivemos tempo de largar isso? Foram ensinados mundialmente a acreditar nisso desde crianças (lavagem cerebral)... poucos conseguem escapar da "matrix"...
Tenho ASCO das partes da Bíblia que falam da superioridade do homem em relação aos outros animais. Muito de ruim no mundo hoje é embasado nisso.
Vc disse q nós dois não tínhamos provas. Eu sou um cara legal e correto. Se eu estiver errado, e vc certo, provavelemnte irei para o "céu".
Se for o contrário, o despreza q vc cita pela vida é absurdo e revoltante, caso não exista nada depois (eu certo e vc errado). Ou seja, suas crenças são muito mais nocivas do q as minhas. Eu quero q as pessoas sejam boas e q prezemos a vida AQUI. Não existe nada de errado em prezar sua vida, em valorizar-se, em dar crédito a vc mesmo. Vi recentemente uma pessoa q conseguiu finalmente algo q queria há muito tempo. e daí postou "Obrigado DEUS, nao deixa de me proteger viu?" falaserio, isso q é falta de autoestima!
Essa coisa de agradecer papainoel/deus/jesus/alá/yoda é outro problema, lembra a piada dos médicos e cientistas q ficaram noites em claro tentando salvar a vida de uma pessoa num acidente, conseguiram salvar ela. A primeira coisa q ela diz ao reporte qndo esta consciente de novo é -Só tenho a agradecer a Deus" (palavrão aqui  não!) Deus nao fez m* nenhuma, foram os médicos sua cabeça-oca!!!
ficou um baita resumo, e provavelmente esqueci inumeros pontos, mas dessa vez vai ficar só isso. Peraí, deixa eu recortar e colar antes de clicar em enviar..... :D


21 de maio de 2010 05:18
F.R. Luz disse...
Boa tarde.
Vou tentar ser mais objetivo, já que estamos na tréplica. Vou só contra-argumentar o que vc disse neste ultimo comentário:
I ) “Toda maioria é burra” - Bom, isso é meio simplista, pois a maioria também acha que democracia é o melhor regime, que liberdade de expressão faz bem, que a jornada de trabalho não deve ser opressiva, que fumar faz mal para a saúde; que escovar os dentes é recomendável... e por aí vai. Nem sempre isso se aplica, ainda mais se tratando de um assunto no qual a humanidade sempre pensou. Aliás, se a maioria acha que a maioria é burra, não será isso também uma burrice ?

II) Seu argumento de que nos séculos medievais a religiosidade foi imposta à força no OCIDENTE, não prospera porque o ORIENTE é tão ou mais religioso (no sentido de buscar a vida espiritual).
No tocante à fé cristã, houve um movimento inverso: os cristãos fiéis foram perseguidos pelo romanismo e queimados como hereges, pois o catolicismo deturpou tanto a doutrina de Cristo que tornou a fé um mero instrumento político de dominação. Aliás, a Reforma Protestante teve como um dos fundamentos a LIBERDADE INDIVIDUAL de se escolher e professar a crença que bem entender (ao contrário do que acontecia, quando os reis impunham a religião aos súditos).
A essência do cristianismo é a liberdade. Não confunda os erros históricos do catolicismo com o cristianismo (que sobreviveu).

III) A “superioridade” que a Bíblia diz ter o homem sobre os animais nunca pode ser confundida com outra coisa senão a presença do “gene de Deus” em nós. Nunca existe autorização para destruir a natureza irracionalmente, até porque a flora e a fauna são partes da sagrada criação de Deus. Nós, humanos somos o ápice das criaturas . Isso até a ciência reconhece.
.
IV) Sobre ser “legal e correto” e ir para o céu, tudo depende da visão que vc tem de legal e de correto. Explico: a Bíblia diz que TODA a humanidade (incluindo eu, você e o Lula), usando do livre arbítrio (presente só nos humanos) ERROU. Todos “pecamos” (pecar etimologicamente quer dizer ‘errar o alvo’), e este erro voluntário provoca INSTABILIDADE na Criação e conseqüente INVIABILIDADE de todo o sistema. A morte decorrente desta inviabilidade seria o destino certo. Mas nós ainda estamos vivos porque há um jeito de restaurar o equilíbrio... O resto vc já sabe. Se houver (e há) outra vida além túmulo, não vai adiantar de nada ter sido “legal e correto” nesta vida. Sozinhos não conseguimos re-estabelecer o equilíbrio.

V) O cristão preza, e muito, a vida AQUI. Não existe nenhuma orientação ao suicídio para se chegar ao céu. A Bíblia diz que temos que respeitar a nossa vida, nosso corpo porque somos “templos do Espírito Santo”;

VI) Os cientistas, médicos, bombeiros e etc não seriam nada sem Deus, aliás, nem existiriam. Deus não é uma espécie de gênio da lâmpada. Deus faz o inexplicável (milagres), mas a forma comum d’Ele agir é orientando a própria normalidade. A pessoa qdo agradeceu a Deus, agradeceu ao fato de poder ser atendida por aqueles médicos quando precisava e de ter Deus agido em todas as variáveis envolvidas no salvamento de uma vida (desde uma ambulância estragada até uma septicemia. Oos médicos também tem suas limitações.

O fundamento da ciência é a Criação.
Toda Verdade é a verdade de Deus.
Um abraço.

15 comentários:

  1. Recentemente estava estudando uma das funções do formato interno do nariz - o turbilhonamento do ar para chegue aos pulmôes na temperatura adequada. Também uma das funções dos seios da face - conforto térmico do cérebro. Quando mexo meus dedos do pé lembro que meu pé está "vivo" porque, entre outras razões, há um complexo sistema de irrigamento contínuo e há comunicação perfeita do cérebro até o pé.
    Quando minha razão vê as maravilhas da engenharia e arquitetura, digo: Quem foi? Quando apenas toco na conplexidade funcional do meu próprio corpo, e fico maravilhado, o que digo?
    Digo que alguém me planejou detalhadamenteç digo que esse alguém é inteligenteç penso que se esse alguém teve um propósito para cada detalhe também tem um propósito para o todo. Não é alguém que brinca em serviço.

    A Bíblia nos fala de um Deus Criador. Que criou todas as coisas para sua própria glória. Ela não tenta provar que Deus existe, mas começa com "No princípio criou Deus os céus e a terra". Entendo que fui criado para a glória de Deus.

    Reparo na natureza que os animais são diferentes do homem na questão de sentimento de responsabilidade. Não vejo animais construindo templos, nem fazendo oferendas a algum deus, nem tentando provar que Deus não existe. Quando observo como Deus criou o homem, vejo que Ele também pôs a eternidade no coração do homem, e um senso de que a vida aqui na terra é algo fantástico, mas vai além disso.

    Será que alguém poderá chegar na presença de Deus um dia e dizer: faltaram-me provas? ou: o senhor se escondeu bem?

    Temos recebido tanto de Deus! Que responsabilidade!

    Abraço,
    João Paulo.

    ResponderExcluir
  2. não encontro eco. Preciso achar pessoas com raciocínio.
    esse seu parágrafo extrapola o ridículo:
    Vc diz que os crentes crêem porque “precisam”. Eu acho exatamente o contrário: os descrentes “precisam” descrer e a busca por motivos para “justificar” a descrença não é lá muito racional não... Há muitas concessões ao improvável, mais até que os crentes...

    mais até? fala sério.

    sua loucura está além de qq ajuda

    ResponderExcluir
  3. Falando sério: mais até que os crentes.
    Mas busque mesmo a Verdade.

    ResponderExcluir
  4. Lá me cima você falou... as questões que você levanta são complexas. Tão complexas que vc fingiu que não leu...? já que provam sua bobagem? E por isso não respondeu nenhuma?

    Para não crer em deuses e bobagens é preciso crer em coisas muito mais improváveis??? puxa, no que eu creio de improvável então?

    Se vc tivesse nascido no oriente medio estaria dizendo que Alá é o único e verdadeiro Deus e o deuscatólico é uma aberração. Vc é só mais um da grande maioria de maria-vai-com-as-outras sem raciocinar.

    ResponderExcluir
  5. Bom, está tudo exposto, mas vc faz questão de não ver. Leia a postagem sobre o Craig Venter, a primeira do blog, e veja porque que eu acho que todos crêem no improvável. Não invoque a razão científica para descrer. Assuma isso como uma escolha pessoal.

    ResponderExcluir
  6. Alguém muito sábio para sua época disse, séculos atrás: "Se chamarmos de divinas todas as coisas que não entendemos, não haverá um fim para as coisas divinas". Na época, a frase se referia ao que é hoje conhecido como ataque epilético.

    E vc ainda não respondeu quem criou deus?
    Ok, eu sei a resposta, foi o tolo ser humano.
    Mas quero saber na sua cabeça, com a teoria da batata quente, "não posso aceitar que isso tudo q agora parece se encaaixar foi feito sem planejamento, alguém criou isso tudo", e quem criou esse alguem-deus q criou isso tudo? alguem tao poderoso nao pode ter vindo do nada, ou vc quer dizer q havia o nada e de repente, espontaneamente, surgiu DEUS, uma criatura consciente e onipotente? Seu Deus usa a mesma teoria do acaso, só q o acaso criou uma criatura ainda mais absurda e impossivel do q a vida: um deus supremo!

    ResponderExcluir
  7. Você crê naquilo que bem entender.
    Eu creio no Deus Eterno, Imutável, Amoroso, Criador, Senhor da Verdade, Início e Fim, que está além de nossa compreensão, mas que Se mostra a todo aquele que O busca.

    Marcio: dê uma chance para que Deus se mostre a você, como já se fez mostrar a bilhões.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  8. Você prestou atenção na sua teoria da batata-quente?
    parece que não

    faz parte da sua natureza negar.

    deus nao se mostrou pra ninguem. é IMPOSSIVEL alguem com o meu nivel de compreensao gcogitar cair em qq tipo de superstição. nao é uma escolha, é isso q vc não entende. é um estágio acima. não tem como voltar. é como desaprender a somar 2+2. Vc pode FINGIR que nao sabe mais q o resultado é 4, mas vc não "desaprende" mais isso.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia Marcio.
    A "teoria da batata quente" não serve para quem crê num Deus Criador, pelo simples motivo que não pretendemos "jogar para frente" a questão da criação da vida, tentando especular "quem criou Deus". Quem crê em Deus, sabe que Deus é Deus e Ele não foi criado, nem surgiu. Uma das "auto-definições" que Deus deu sobre Ele mesmo na Bíblia é "EU SOU"; Ele não é compreensível pela nossa lógica. Incompreensível é um de seus nomes.

    Não estou te pedindo para crer, nem insistindo para que vc deixe sua descrença. Apenas quero mostrar que a descrença não pode se embasar na "razão científica" porque ela não oferece respostas´. Os ateístas que se escoram na "ciência" gostam de apregoar que existe um dualismo fatal: ou se crê em Deus, ou na "ciência". Mas a ciência é inconclusiva e, por exemplo, no caso da origem da vida só oferece a geração espontânea como "alternativa" à Criação divina.

    Entendo que a religiosidade -com seus vícios, cerimônias e erros históricos - tem contribuído muito para que as pessoas ignorem a vida espiritual, mas pode ter certeza que qualquer pessoa que procura respostas profundas, além das que a ciência pode oferecer, AS ENCONTRA.

    Agora vc pode achar que sua base intelectual não admite crença no sobrenatural. Mas um dia vc pode mudar de idéia, sem abdicar de sua inteligência. Muitos já fizeram isso. Talvez o Deus que vc NÃO crê seja diferente do Verdadeiro Deus.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  10. Bom dia Apologista do Acaso Divino

    Seu primeiro parágrafo é bizarramente tolo e por si só já se condena ao absurdo. 99% dos contos infantis são mais acreditáveis e lógicos. Você é um apologista do acaso divino, que na sua cabeça deve ser menos ruim do que acaso quimico. Detalhe que a quimica existe.

    Segundo parágrafo: Me pareceu que os crentes é que crêem nessa briga de ciencia com religiao. Pra mim não há diferença nenhuma entre quem acredita em papai noel e quem acredita em deus. É uma brincadeira magica, q poderia ser divertida se as pessoas (princiaplemnte as que creem em "deus unico") não tivessem pego a historinha e começado a achar q era verdade. Qualquer outra cosia q a pessoa acredite no genero é recomendado tratamento, pq religiao nao? Tem que esperar as "vozes" mandarem matar alguem pra ser levado a serio? Já vi gente não violenta internada em sanatorio por acreditar em coisas "impossiveis". Não haveria sanatório suficiente pra todos se isso fosse levado a serio (nao q eu concorde em se internar alguem em um sanatorio-muito pelo contrario).
    Mediunidade ou esquizofrenia? Seria a fé uma bifurcação sutil e não estudada da esquizofrenia?

    Terceiro parágrafo: pessoas com tendências religiosas, ignorância no sentido geral de conhecimento da vida humana, sociedade e planeta? Se for esse tipo de pessoa, encontra sim. Eu não estou incluído. É possível encontrar "respostas" na religiao, na ciencia, em livros de auto-ajuda, em qq lugar, mas DO QUE VOICÊ ESTÁ FALANDO???? Qual é a pergunta?
    O ser humano tem um inconformismo ocm sua vida mediocre, e fica querendo inventar bobagens pra justificar seus erros ou sua condição.
    daí inventa que tem que ter um "sentido". Estamos aqui com uma missão divina, suprema, evolução blablabla. Ninguem vai virar jedi. nem espirito. nem ir para um paraíso. Deveriamos nos esforçar em deixar o planeta um paraíso, mas fazemos exatamente o contrario. Quem nao esta fazendo tudo errado, simplesmente fica na sua, falando dos outros e dizendo q eles irao para o inferno e eu nao. E tudo continua na mesma. Fazemos um inferno na terra. E nao existe paraiso depois. Somos animais, criaturas. Peedadores. Como diria o "agente smith" somos VIRUS para o planeta terra.... consumimos todos os recursos, destruimos tudo e vamos para outro local.

    Quarto paragrafo: já falei. é muito mais facil acreditar em papai noel e coelhinho da pascoa do que em um ser onipotente. os outros sao em menos poderosos e impossiveis.
    Mas isso é uma coisa que a maioria de vocês, apologistas do acaso divino, nunca vão entender.

    ResponderExcluir
  11. Um abraço.
    A morte te espera. E infelizmente vc nunca vai saber q estava errado. Pq estará morto.

    ResponderExcluir
  12. Bom dia.
    Não existe "acaso" divino.
    Deus é sinônimo de "propósito".
    A morte espera a todos, afinal esta vida terrena é só transição, independente do que as pessoas crêem.

    "Disse jesus: eu sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém vem ao Pai senão por mim" (João 24:6)

    ResponderExcluir
  13. O problema do Marcio é não acreditar em ninguém superior a ele proprio, problema de todos os ateus. O que acho interessante é eles perderem tanto tempo com algo que não existe!!!Pra que!!!Curtam sua vida ao máximo sem se preocupar com Deus, Ele não precisa disso não e nem que voces acreditem em nada. Não existem razões pra se discutir isso. Porque não se discute o coelho da pascoa ou papai-noel? Porque não se escrevem livros e mais livros sobre isso? Porque Deus perturba tanto os ateus a ponto deles perderem tempo com isso?????? Porque existem ateus que vivem sua vida a discorrer sobre a não existencia de Deus? Pra que? O que se quer com isto? Richard Dawkins leva a vida pra atacar Deus, xinga-lo de vários impropérios, pra que???? Parece-me coisa de lunático, ficar perdendo tempo com o que não existe????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ateus perdem tempo com o que não existem porque crentelhos ficam azucrinando a vida deles e não os deixam viver em paz com sua descrença. Sò por isso.

      Excluir